sexta-feira, 28 de março de 2014

COMPOTA DA CASCA DE MARACUJÁ

Quando  o maracujá está numa fase de preço baixo (como agora), eu compro a fruta, faço o suco, coloco em formas de gelo e congelo. Depois de congelado passo p/um saco plástico lacrado e assim tenho sempre um suquinho de maracujá  pronto p/ser usado.
Dessa vez eu resolvi aproveitar as cascas e experimentar nesse doce que ficou delicioso.


Modo:
P/o suco cortei os maracujás ao meio, retirei a polpa, bati rapidamente no liquidificador e coei.

P/aproveitar as cascas:
Retirei toda casca amarela, deixando só a parte branca,  retirei também a película que fica agarrada na casca. Cortei as cascas dos maracujás (as metades) em 4 e  deixei  de molho n/tigela com água por 12 horas (troquei a água +- umas 5 vezes). Depois cortei as cascas em tiras e deixei de molho também  trocando a água por  +-  15 horas.
Nota: Sempre deixando de molho na geladeira
Gente, não dá trabalho nenhum
fazer isso...







Coloquei um pires por cima p/que as cascas ficassem totalmente submersas...








Receita ( sugestão minha)
Cascas de 3 maracujás maduros (médios)
2 xícaras de chá de açúcar
1/2 xícara de chá de suco do maracujá
1/2 xícara de chá de água
+- 10 cravos da India
1 pau de canela



Modo do doce:
Coloquei 1 e 1/2 xícara de chá de açúcar n/panela de pressão pequena e deixei caramelizar ( sem deixar dourar muito p/não amargar), depois do açúcar caramelizado, retirei a panela do fogo e acrescentei o suco de maracujá  e a água. Voltei com a panela ao fogo baixo e deixei a té o torrão de açúcar derreter. Juntei as tiras das cascas escorridas, os cravos, a canela e a  1/2 xícara de açúcar restante.  Tampei a panela e deixei por 20 minutos no fogo depois de pegar pressão.



OBS:
Depois dos 20 minutos, eu retirei a pressão da panela debaixo da torneira kkkk
Se não retirar a pressão com a água fria, tem que diminuir o tempo de cozimento.
Tem que deixar de molho p/que n/fique amargando, mesmo assim ainda fica com um leve amarguinho, que eu por exemplo adorei.











Muito bom, mas  muito bom  mesmo, hummmmm!

25 comentários:

Marlene Ferreira disse...

Hummmm quantas delicias perdi por aqui! essa compota esta com um aspecto delicioso, vou levar a recita com muito gosto! Tem sabor de quero mais! Desejo um fds abençoado pra vcs! Depois vou te mandar um e-mail

Bjos!

São Ribeiro disse...

Uma compota muito interessante
Tem um aspecto delicioso
Bom fim de semana
bj

Andréa Santana disse...

Dinha minha querida,
que aproveitamento maravilhoso!
Claro que não dá pra perder, vou fazer...hehehehe!
Amo suas receitas e dicas!

Bjs, bom fds junto a sua família!

Unknown disse...

Amiga que receita mais deliciosa, nunca pensei e usar cascas de frutas pra fazer compotas, ideia genial adorei, bom fds beijos !!!

Mercedes disse...

Una compota muito original, fiquei encantada. Un beijinho

Pimentinha disse...

Olá
Mas que doce original e interessante!
A julgar pelo aspecto deve estar divinal!!
Beijos

Augusto Sperchi disse...

Oi Dinha! Como está, minha linda!??
Ô, mas que coisa gostosa e bonita de se ver. Fiquei aqui babando. Acabei de almoçar e não tenho sobremesa e esta aí cairia bem. Mas, como você é perversa, foi postar essa delícia para ficar bem na minha cara, né?
Mas, me responda. Fica também com aquele gostinho do maracujá?
Um grande abraço!

Rosinha Benvenga disse...

que delicia para acompanhar esse queijo branco bjs Rosinha

angela cristina menegotto disse...

Dinha minha querida. Por aqui a colheita de maracujá foi farta. Tiramos a poupa e guardamos ontem. As casquinha eu joguei fora, haaaa, que pena que eu não vim antes, sua receita me parece deliciosa como tudo por ai né!? Vou ver se encontro mais alguns e pra fazer o doce hehe. Beijocas minha linda.

Um toque de canela disse...

Boa tarde!
Nunca fiz compota de maracujá mas adorei a sugestão!
beijinhos e bom fim de semana!

Unknown disse...

Por aqui o maracujá é um fruto carissimo!! Nunca comprei :(
Em alternativa existe a venda polpa de maracuja em latas.

Este doce ficou uma delicia e com esse queijo então!! :)

Marisa Valadas disse...

Adorei a ideia e deve ficar uma delicia

sisi sartor disse...

Adoro este doce, minha mãe corta como se fosse uma flor ou um trevo fica lindo e delicioso. Bjs.

sisi sartor disse...

Adoro este doce, minha mãe corta como se fosse uma flor ou um trevo fica lindo e delicioso. Bjs.

A Paixão da Isa disse...

que delici esta com uma cor mt bonita hum bjs bfs

Criando Artes Carla disse...

Hummm que delícia com esse queijinho.
Beijos

Prata da casa disse...

Amiga: o que é isso??? Tem um aspeto maravilhoso!!!Sempre com receitas inovadoras por aqui. Adorei.
Bjn e BFS
Márcia

Prata da casa disse...

Fiz os biscoitinhos de polvilho e adoramos cá em casa. Foram um sucesso.
Bjn
Márcia

Márcia Rocha disse...

As pessoas são solitárias porque constroem paredes em vez de pontes... Nós Blogueiras, construímos várias pontes ao longo do caminho, e passamos os dias sobre elas trocando ideias.
Huuuuuuuuuummmmmmmm... Delicia :0)
Beijos Márcia (Rio de janeiro - Brasil)

http://decolherpracolher.com.br

Beth Martins disse...

Dinha minha querida amiga, adoro compotas caseiras e esta tua ficou divina amiga so o aspecto dela faz crescer àgua na boca, adorei.

Aproveito para te deixar um beijinho e te desejar um optimo fim de semana, beijinhos grandes

Claudio Chamun disse...

Que delícia hein?
Isto que eu chamo de aproveitar tudo. É uma fruta fácil de dar pé. É só jogar a semente em uma terra boa e ter algo para ele subir.

Para ter um botão alternativo de seguir seu blogue veja:
http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2014/03/links-da-semana-8-como-resolver-bug-nos.html


Ah! A continuação da "Irmã do Fredão" já postada.

Clique aqui:
Histórias, estórias e outras polêmicas

Ana disse...

Adoro maracujá, nunca provei compota de cascas de maracujá pelo aspecto a tua compota está um delírio!Uma excelente sugestão.
Beijinhos
Ana

Oslaine disse...

Oi Dinha, eu ainda não experimentei este doce, mas imagino a delicia que fica, maracujá é tudo de bom, amo esta fruta, lindo doce!
Boa semana!
Bjs

Nani disse...

Compota? Que bacana, eu faço geleia!!!
Essa tenho que experimentar!
Beijos

Lilasesazuis disse...

oi querida Dinha

Adorei a receita, fiquei curiosa para fazer e ver o resultado.

Tenha uma feliz semana !!

Beijinhos

Lígia e =^.^=

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...